Aula Magna da Integração 2020-1 será ministrada pelo professor Nivio Ziviani

O professor Nivio Ziviani, autor do livro “Projeto de Algoritmos”, e criador de uma das primeira máquinas de busca para web, ministrará a aula magna da Integração 2020-1 com o tema “Os Impactos da Inteligência Artificial na Transformação Digital”. Voltada para alunos veteranos e ingressantes do Instituto de Informática, é também, aberta a toda a comunidade.

A palestra ocorrerá na terça-feira (03/03), às 14h, no Anfiteatro 2 do Instituto de Física.

Currículo do palestrante:

Nivio Ziviani, professor emérito de ciência da computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG), fundador de pelo menos três startups bem sucedidas, sendo sua mais atual ser de inteligência artificial focada na convergência de “deep learning” e “big data”. Foi indicado pelo governo para o conselho de administração da Petrobras. É Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade de Waterloo (Canadá) e Membro da Academia Brasileira de Ciências e da Ordem Nacional do Mérito Científico nas classes Comendador e Grã-Cruz.
Escreveu o livro Projeto de Algoritmos, e possui mais de 6 livros traduzidos para diversos idiomas, além de ser co-autor de mais de 180 artigos científicos nas áreas de algoritmos, recuperação de informação, aprendizado de máquina e redes neurais artificiais. Criou uma das primeiras máquinas de busca para web e fomentou o desenvolvimento de empresas através de sua produção científica com relação a Sistemas de Recomendação. É conhecido pelos seus projetos em Recuperação de informação e Sistemas de Recomendação. Em 2011, recebeu o Prêmio de Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação.

Ziviani teve sua primeira startup ainda nos anos noventa, a Miner, uma empresa de data mining, comprada em pouco mais de um ano pelo UOL. Depois, com outros professores da UFMG, Ziviani foi fundador da Akwan, uma empresa de ferramentas de busca e gestão da informação na web, criada em 1999. Comprada pelo Google em 2005, foi a única aquisição que se tem notícia do Google no Brasil. Com a Akwan, o Google iniciou o seu Centro de P&D na América Latina localizado até hoje em Belo Horizonte, Brasil.
Sua startup atual, a Kunumi, é uma empresa de inteligência artificial focada na convergência de ‘deep learning’ e ‘big data’. Dentre suas mais recentes atividades, foi co-fundador e chefe do conselho da start-up Zunnit Technologies, co-fundador do grupo de pesquisa em Recuperação de Informação na Universidade Federal de Minas Gerais, General Co-Chair do 28th ACM SIGIR Conference on Research and Development in Information Retrieval, co-fundador e membro do Steering Committee of the International Conference on String Processing and Information Retrieval.