Instituto de Informática é destaque no Consuni 2019

Professores e alunos ganharam o certificado de reconhecimento Consuni UFG 2019.

Ruan Chaves Rodrigues, professor Humberto José Longo (INF/UFG), Priscila Silva Neves Lima, Altino Dantas Basílio Neto, Diretor do INF Sérgio Carvalho, Rafael de Castro Silva, Paulo Augusto Gomes Kataki e Misael Mateus Oliveira de Morais Foto: Sérgio Teixeira de Carvalho

Da esquerda para a direita: Ruan Chaves Rodrigues, professor Humberto José Longo (INF/UFG), Priscila Silva Neves Lima, Altino Dantas Basílio Neto, Diretor do INF Sérgio Carvalho, Rafael de Castro Silva, Paulo Augusto Gomes Kataki e Misael Mateus Oliveira de Morais
Foto: Sérgio Teixeira de Carvalho

A cerimônia ocorreu no dia 13 de dezembro, no Auditório da Biblioteca Central da UFG. O certificado é entregue às pessoas da comunidade universitária (docentes, discentes e técnicos-administrativos) que se destacaram em atividades relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão, cultura, esporte e inovação tecnológica, além de boas práticas de gestão administrativa. A própria Unidade Acadêmica indica os premiados para concorrer.

O Instituto de Informática recebeu o seguintes certificados de reconhecimento:
-Medalha de bronze na Final Brasileira da Maratona SBC de Programação 2019 pelo seus feitos na “XXIV Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação”. Os alunos Misael Mateus Oliveira de Morais, Paulo Augusto Gomes Kataki e Rafael de Castro Silva juntamente com o professor Humberto José Longo receberam o prêmio.
  • 3º Lugar do Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência 2019 com a pesquisa “BOT Prefeitura 24 horas: Melhorando o Acesso aos Serviços da Prefeitura de Goiânia”. Fazendo parte da pesquisa os estudantes Eduardo Faria De Souza e Altino Dantas Basílio Neto e o professor Celso Gonçalves Camilo Júnior.
  • Winner of the 2019 Johnson & Johnson Champions of Science Storytelling Challenge – Latin America & Caribbean Edition Johnson & Johnson com o trabalho “Predição de complicações em diabéticos para aprimoramento de cuidados preventivos”, com os alunos Rafael Teixeira Sousa e o professor Anderson da Silva Soares.
  • Frontiers in Education New Faculty Fellow Frontiers in Education (FIE) com o trabalho “Análise de Conteúdo de Exames de Avaliação de Estudantes”. Sendo autoras do trabalho a estudante Priscila Silva Neves Lima e a professora Ana Paula Laboissière Ambrósio.
  • 1º Lugar na Inferência de Linguagem Natural na tarefa de Avaliação de Similaridades Semântica e Inferência Textual (ASSIN 2) com o trabalho “Perdidos na Tradução: Conhecimento Bilíngue e Técnicas de Agrupamento para Análise de Similaridade Semântica em Português”. Tendo como pesquisadores o estudante Ruan Chaves Rodrigues e a professora Nádia Félix Felipe da Silva..

Além dos certificados do Consuni, houve também a entrega do Prêmio UFG de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação. O estudante de Ciência da Computação, Carlos Henrique Rorato Souza foi um dos vencedores na categoria Ciência Exatas e da Terra com a pesquisa “Desenvolvimento de ambientes virtuais para auxiliar a cognição espacial” e teve como orientadora a professora Luciana de Oliveira Berretta.

Por fim, o professor Iwens Gervásio do INF e também Presidente do Comitê Gestor da Rede Metrogyn, recebeu o certificado pela Qualificação da Rede Metrogyn como Rede Desenvolvida.

Misael Mateus Oliveira de Morais, Rafael de Castro Silva, professor Humberto José Longo (INF/UFG) e e Paulo Augusto Gomes Kataki.  Foto: Sérgio Teixeira de Carvalho
Da esquerda para a direita: Misael Mateus Oliveira de Morais, Rafael de Castro Silva, professor Humberto José Longo (INF/UFG) e e Paulo Augusto Gomes Kataki.

Altino Dantas Basílio Neto

Priscila Silva Neves Lima

Sérgio Teixeira de Carvalho
Da esquerda para a direita: Ruan Chaves Rodrigues e sua avó.

Professora Luciana Berreta e estudante Carlos Henrique Rorato Souza

Sérgio Teixeira de Carvalho
Professor Iwens Gervásio Sene Júnior recebeundo o certificado pela Qualificação da Rede Metrogyn como Rede Desenvolvida.

Corrigido em 31/01/2020, corrigindo informações sobre uma das premiações, que foi a primeira colocada em vez de segunda, e sobre o parentesco de uma das pessoas da foto, que se trata da avó e não da mãe do premiado.