<< FAQ do SALT >>

Perguntas e Respostas acerca da Avaliação do SALT

  1. Para que serve afinal o SALT?

  2. R = Preocupado com a qualidade do curso, o SALT se constitui em um mecanismo que visa acompanhar a trajetória dos estudantes ao longo da formação acadêmica. A avaliação do SALT permite que você faça uma autoavaliação de como está seu processo de aprendizagem em todo o transcorrer do curso e, dessa maneira, você poderá planejar ações para minimizar suas fragilidades e potencializar suas qualidades. Para o INF, ela é um importante instrumento estratégico de gestão.

  3. Quando surgiu o SALT?

  4. R = O INF por meio dos professores do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de SI instituiu em 2017 o Sistema de Avaliação Longitudinal e Transversal. Você sabia que o NDE é quem cria e atualiza o PPC, cria e atualiza os regulamentos do curso (TCC, estágio, monitoria e etc.). Em geral, 30% ou mais dos professores do curso fazem parte do NDE.

  5. O SALT atende alguma diretriz do MEC?

  6. R = Sim, um dos pilares do SALT é o cumprimento de um dos indicadores da Educação Superior instituído pelo MEC. Estamos falando do IDD (Indicador da Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado), que mede o valor agregado à formação durante a graduação.

  7. Como é a avaliação?

  8. R = É uma prova com 40 questões objetivas (do tipo A-B-C-D-E), com uma única resposta correta por questão. É uma autoavaliação que visa medir espontaneamente o grau de conhecimento de que o estudante de SI dispõe naquele instante.

  9. É a primeira vez que a avaliação do SALT é aplicada?

  10. R = No curso de SI, a aplicação do SALT é realizada semestralmente, desde 2017.2. Nas quatro edições iniciais, a aplicação atingiu os alunos do 6º, 7º e 8º períodos. Já em outras instituições renomadas, dentro e fora do Brasil, utiliza-se desse expediente para poder aferir o conhecimento apreendido pelo estudante ao longo de sua formação, para que ajustes e correções sejam realizados.

  11. Onde farei a avaliação?

  12. R = Você deverá realizar a avaliação na sala de aula/turma em que assiste às aulas do 1º horário de terça-feira (das 18h50min às 20h20min). Se você não tem aula na terça, deverá se deslocar para a sala 257 do INF para fazê-la.

  13. O que ocorre se eu faltar à avaliação?

  14. R = Lembre-se que a avaliação SALT faz parte do processo avaliativo do curso e, por isso, você não deve deixar, deliberadamente, de comparecer a esta avaliação. Mais importante que isso é: a autoavaliação proporcionada pelo SALT permitirá que você, na condição de estudante universitário, possa demonstrar o seu valor e ter a oportunidade de reconhecer suas eventuais fragilidades e potencializar as suas fortalezas. Tudo isto no transcorrer de sua formação superior. Este deve ser o maior fator de motivação para que você participe da avaliação, que a realize com seriedade e esforçando-se ao máximo.